• Estrada Fora

Evans dominou Rally da Suécia sem neve

A visita do Campeonato do Mundo de Ralis à Suécia para a segunda jornada da época foi, pode dizer-se, tudo menos “mais do mesmo”, e por vários motivos. A começar logo pela neve ou, melhor, pela ausência dela.


Considerada a única prova puramente de neve do WRC, a ronda sueca sentiu na pele as consequências das alterações climatéricas e das temperaturas mais elevadas que o usual para esta época do ano por aquelas bandas.


2020 vs 2019

A falta de neve foi tal que, depois alguma incerteza quanto à realização do evento, os organizadores acabaram por se ver forçados a anular oito das 19 classificativas inicialmente previstas. Mesmo assim, durante o Rally propriamente dito houve mais dois troços cancelados. Resultado, tudo se decidiu em apenas nove classificativas, com o último dia a contar apenas com o Power Stage.


Condições climatéricas e contratempos à parte, Elfyn Evans foi mestre nesta edição do Rally da Suécia e, ao segundo contacto em ritmo de prova com o Toyota Yaris WRC, conquistou o segundo triunfo da carreira. Uma vitória dominadora do galês que, em boa verdade, cedo se anteviu e que ficou praticamente garantida ainda no sábado, depois de garantir o melhor tempo em cinco dos até então oito troços disputados.


Evans a voar para a vitória

Atrás dele, mas sem argumentos para fazer mais, o Campeão do Mundo Ott Tänak fez o que lhe competia. Depois de ter ficado a zeros no Monte Carlo na sequência de aparatoso acidente, o estónio fez um Rally muito calculista com o Hyundai i20 WRC para garantir um segundo posto isolado.


Tänak de regresso aos pódios

Enquanto isso, logo atrás vivia-se o duelo mais animado de todo Rally e, talvez mesmo, dos últimos anos. Companheiros de equipa na Toyota, o veterano e antigo Campeão do Mundo Sébastien Ogier viu-se a braços com o irreverente e debutante Kalle Rovamperä. A levar a cabo a primeira temporada completa na principal categoria do WRC, o jovem finlandês deixou claro que está onde está por mérito próprio e, depois de algumas trocas de posições, reclamou para si o mais baixo do pódio e relegou o gaulês para quarto.


Sensação Rovanperä bate Ogier

Contas feitas, o Campeonato continua aí prá’s curvas, com Evans na frente da geral empatado a 42 pontos com Thierry Neuville, seguidos de Ogier (37), Rovanperä (30), Esapekka Lappi (24) e Tänak (20).

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo