• Estrada Fora

O regresso dos TPC

Atualizado: 20 de Mar de 2020

Julgavam vocês que o tempo dos Trabalhos Para Casa, dos terríveis e odiáveis TPC eram coisa do passado, da escola, ou até mesmo da Universidade, e que nunca mais voltavam.



Essa coisa odiosa que nos impedia de ver a escola e o estudo pelas costas e que nos perseguia sem piedade até casa. E, como se isso por si só não bastasse, tinha sempre como aliado os nossos pais com a hedionda pergunta: "Já fizeste os TPC?"; ou "Não tens trabalhos para fazer?" Quantas vezes a resposta era um "já fiz", ou um "não tenho" mentirosos?!


Muitas, de certeza. Tantas quantas as vezes que fomos para a escola, no comboio ou no autocarro, a fazê-los à pressa, com gatafunhos ilegíveis, culpa dos solavancos da viagem. Ou tantas quantas as vezes que à mentira contada aos pais, juntávamos no dia seguinte a mentira aos professores do "não tive tempo, tive que ajudar a minha mãe."


Tantas! Todos nós.


Ironia do destino. Hoje, umas quantas décadas depois, damos por nós em casa, todos Aí Prá's Curvas, ou talvez não, não com TPC, mas com TEC... Trabalho Em Casa.


Assim, a pergunta que se põe... Já fizeste os trabalhos hoje? Não tiveste trabalhos para fazer? E olha que agora não vale de nada mentir... É que já não estamos mentir aos nossos pais.


Não é fácil, eu sei. Há 20 anos que trabalho a partir de casa, ou em eventos. Há 20 anos que faço o que todos vocês fazem de manhã antes de irem trabalhar, com a diferença que, quando saio de casa, é para tomar um café na rua antes de voltar para casa para começar a trabalhar.


Mas com clama a coisa vai lá, a sério. Basta levarem um dia de cada vez, na boa, e, acima de tudo, sem medos ou pânicos pelos momentos que estamos a viver. Tranquilidade, consciência e responsabilidade é a receita para ultrapassarmos isto sempre Aí Prá's Curvas.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Chamada