• Fora de Estrada

Um estilo "Unik" de vida!

Quando a resposta é “a minha moto de sonho é uma CBX 1000 de 6 cilindros!” sabemos que estamos a falar com alguém que definitivamente é #aiprascurvas e sabe muito bem o que quer.

E isso é exatamente o que encontramos na Unik Edition em Moscavide, uma “grupeta” que sabe mesmo muito bem o que quer.


O Luís e o Tiago sentiram na primeira pessoa aquilo a que chamam a “inevitabilidade” de criar o seu projeto de vida. Havia “gasolina nas veias”, uma paixão imensa pelas duas rodas, e apesar de cada um deles ter a vida organizada, bastou uma “troca de impressões sobre motos” para criarem a Unik. É seguro dizer que não foi só a marca o que criaram! Foi algo muito mais #aiprascurvasum estilo de vida! E estávamos apenas em 2016…

A cena da personalização de motos era uma coisa “da TV” dos formatos “enlatados americanos” e encontrar alguém com uma mota personalizada e “customizada” não sendo difícil também não era “ao virar da esquina”. E este era precisamente o cenário que motivava a paixão destes dois sorridentes amigos.


E o que começou como um hobbie acabou por despertar as suas consciências quando aceitaram o desafio de um cliente que queria importar uma BMW dos anos 80 para criar algo “fora da caixa”. Este projeto acabou por ser exposto no Art&Moto evento que reúne e promove trabalhos do mundo das customizações. De repente o céu já não era o limite. Muito menos as portas da oficina… simplesmente não há limite! Em nada! Até porque os comentários e apreciações dos profissionais da área à sua primeira BMW só acabariam por ainda “dar mais gás” à sua aventura.


Estava na hora de sair de um decrépito armazém em Oeiras que os limitava seriamente a nível técnico e inspiracional. O espaço que hoje ocupam na Rua Salvador Allende 28 C, em Moscavide foi a solução perfeita. Tem aquele look industrial, há peças e ferramentas por todo o lado. As paredes estão decoradas e bem – não com calendários de miúdas despidas – mas com fotos dos seus trabalhos, posters publicitários e afins. Há depósitos de gasolina espalhados um pouco por todo o lado, placas de motocross… tudo aquilo com que um “petrol head” sonha.

Mas este espaço permitiu também expandir outras áreas de negócio que complementam a sede de customização – uma boa loja motard – onde tudo o que importa e se precisa está ali mesmo, à distância de um olhar – e claro está, a importação, representação e venda das inglesas Mutt – marca que se dedica a construir motos de baixa cilindrada (125cc / 250 cc) com muita personalidade, estilo retro e que se enquadram perfeitamente no público-alvo da Unik Edition. Fiáveis, económicas e com o look certo tornaram-se um sucesso.


Três anos volvidos sobre a tal “troca de impressões” o portfolio de personalizações cresceu… todas as construções são numeradas, assinadas e batizadas com nomes “unik”… não há limites e das mãos destes construtores e do fundo da oficina sairá aquilo que o cliente quiser.


Basta sonhar!


E o sonho de uns é o trabalho de outros… e no caso do Tiago e do Luís este (o trabalho), está largamente compensado já que os resultados não podiam ser melhores e isso tem reconhecimento.

As obras de arte da Unik já marcaram presença duas vezes no Bike Shed (maior evento de motos costumizadas da europa, para o qual só os melhores do mundo são convidados) e a lista de presenças em eventos do meio é imensa. Mas não foi, nem é, só lá fora que existe reconhecimento. A presença nas revistas nacionais dedicadas às duas rodas é habitual, e até pelo pequeno ecrã já aceleraram.


Se somarmos ainda os dois 1ºs prémios para Melhor Café Racer atribuídos pelo Moto Clube de Sintra e o convite para ingressarem numa produção independente protagonizada pela Forty One Motors então a Unik é sem dúvida a aposta certa, para todos aqueles que, tal como o Luís e o Tiago, estão #aiprascurvas.


Se existe a versão portuguesa do “american dream” está aqui, em Moscavide, para lá dos portões negros com lettering branco. Aqui o formato não é “enlatado para TV”, cheira a gasolina, há roncos estrondosos, há óleo nas mãos, há gargalhadas, há sorrisos, há… sempre… um mini gelada no frigorífico e saber ouvir os sonhos dos outros…


Há tudo isto… haverá tempo para a CBX de 6 cilindros!

Lá estarei para ver renascer.


Mais sobre a Unik EDITION: Website / Instagram / Facebook

117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Chamada