• Estrada Fora

WRC chega mais a cedo a Portugal, mas não é para ganhar

Até há algumas semanas a vinda dos WRC a Portugal estava marcada apenas para o fim-de-semana de 21 a 24 Maio, data do Vodafone Rally de Portugal, mas isso mudou.



Não que a quinta jornada do Campeonato do Mundo de Ralis tenha sofrido algum tipo de alteração no que às datas diz respeito. O que sofreu alterações, isso sim, foi a agenda competitiva da Hyundai Motorsport, mais concretamente do Campeão do Mundo Ott Tanäk e do espanhol Dani Sordo, que vão ser cabeças de cartaz do Rali Serras de Fafe e Felgueiras, primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis.


Um compromisso que vai servir não apenas para preparar a ronda lusa do WRC, mas também o Rally do México, primeira prova de terra da época e que se disputa de 12 a 15 de Março.


Contudo, esta participação dos pilotos da Hyundai vem com uma insólita certeza absoluta associada. É que, e ao contrário do habitual em competições, em que o resultado só se conhece no final, desta feita antes de partirem Tänak e Sordo já sabem que não vão vencer.


E o motivo é simples. Enquanto os pilotos do CPR vão andar Aí Prá’s Curvas, Estrada Fora nas duas passagens pelo troço de Santa Quitéria, o estónio e o espanhol vão estar Fora de Estrada a vê-los passar.


Tudo porque o regulamento desportivo do WRC não permite que pilotos e equipas rodem em troços que fazem parte do Campeonato do Mundo de Ralis, que é o que acontece com o troço de Santa Quitéria, que no Vodafone Rally de Portugal dá pelo nome de Felgueiras.


O troço é novo e marca o regresso de Felgueiras ao Rally de Portugal duas décadas depois, pelo que se fizessem a classificativa os homens da Hyundai, e a própria equipa, ficariam numa situação de clara vantagem sobre o resto do pelotão.


Ainda assim, os amantes de ralis vão poder ver as duas estrelas do WRC voar no salto de Fafe, tudo porque esse troço é sobejamente conhecido de todos os pilotos do Mundial de Ralis, o que faz com que não haja vantagem acrescida para Tänak e Sordo e permite a abertura de uma excepção.



Seja como for, os dois vão andar Aí Prá’s Curvas por Fafe, mas sem possibilidades de chegarem ao triunfo, como Sordo fez no ano passado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo